Seu Jorge se apresenta na #TOGETHERLIVE

Fotografias: @fabionunes360

Objetivo 6: Água Limpa e Saneamento

Assista ao nosso primeiro show #TOGETHERLIVE no Brasil

Seu Jorge faz uma apresentação fascinante com uma mensagem poderosa

POR hannah rochell E emma elms
tRADUÇÃO: DANIEL AVELAR
17 DE dezembro 2020

Vestindo um macacão cáqui ousado ao lado de uma banda com três metais de roubar a cena, Seu Jorge cativou uma audiência de mais de 200 mil pessoas no nosso primeiro show #TOGETHERLIVE no Brasil, na noite de sábado. Despojado e carismático, Jorge entregou uma apresentação agradável de duas horas de samba e soul, marcada por sua voz grave visceral e sua batida de bossa-nova no violão. Um dos pontos altos do show foi a performance hipnótica de Jorge da canção ‘Life on Mars’, de David Bowie, cantada lindamente em português e dedicada para Lenny e Zoë Kravitz. Jorge tocou no casamento da atriz de Big Little Lies com Karl Glusman no ano passado.

O interesse de Seu Jorge por David Bowie começou em 2004, quando ele interpretou o papel de um marinheiro que se entretém ao cantar as músicas de David Bowie na comédia A Vida Marinha Com Steve Zissou, de Wes Anderson – e ele se mostrou tão talentoso nas telas quanto em shows ao vivo. Jorge, que cresceu nas favelas do Rio, mal conhecia as músicas de Bowie anteriormente, ainda assim a sua trilha sonora para o filme se tornou um clássico cult.

Seu Jorge com a sua banda na #TOGETHERLIVE

Citando Stevie Wonder como uma grande influência musical no passado, Seu Jorge trouxe música ao vivo para dentro das salas de estar de uma forma surpreendente. Ao lado dele estava a multitalentosa comediante, atriz e cantora Samantha Schmütz, que apresentou o show com energia. O par fez um dueto (que começou com Schmütz cantando sozinha ao lado da pia de um banheiro, apropriado para um show dedicado à água limpa e ao saneamento) e depois dançou no palco ao lado da coapresentadora Bela Gil. Outro ponto alto foi a interpretação dramática por Seu Jorge do rap ‘Nego Drama’, de seu amigo e colaborador de longa data Mano Brown. Outros talentos brasileiros apareceram na tela durante a noite, com vídeos enviados por Alessandra Ambrosio, Bielo Pereira, Bruno Gagliasso, Cauã Reymond, Dani Alves, Fernanda Keller, Lais Ribeiro e Sasha Meneghel.

Seu Jorge canta ao lado das coapresentadoras Samantha Schmütz e Bela Gil

Seu Jorge canta ao lado das coapresentadoras Samantha Schmütz e Bela Gil

E, claro, não se tratou só de música – o show foi intercalado com cenas documentais que filmamos nas comunidades mais pobres do Brasil a fim de chamar atenção para a crise de água e saneamento no país, que se tornou uma emergência global em meio à pandemia da COVID-19. Somos gratos por todas as doações que recebemos até agora. Esses fundos vão nos ajudar a construir estações de água para as comunidades mais vulneráveis do Brasil, e nós estamos comprometidos a instalar quantas for possível. Por favor, doe aqui se você puder.


Aproximadamente 8% da população urbana do Brasil vive sem acesso à água limpa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e a UNICEF. Então, não é uma coincidência que, sem água fresca para beber e lavar as mãos, o Brasil se encontre no epicentro do surto de coronavírus na América Latina. 


E, para além da pandemia de COVID-19, é impossível promover saúde e bem-estar em um país em que milhões de pessoas não estão conectadas à rede de esgoto. Muitos brasileiros que moram nas favelas vivem com esgoto a céu aberto correndo perto de suas casas, causando um sério risco à saúde para todos que vivem ali.

A BOTTLETOP e o Brasil 

O Brasil é muito querido para a gente. É lá que fica nosso ateliê BOTTLETOP, onde artesãs talentosas fazem com muito amor as nossas lindas bolsas a partir de lacres de latinhas reciclados e couro com desmatamento zero, que protege a Floresta Amazônica. Também estamos comprometidos com a promoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU por meio do nosso movimento #TOGETHERBAND, incluído o Objetivo 6: Água Limpa e Saneamento.

Música pela mudança 

Nossos parceiros da Harpic já ajudaram 500 mil pessoas no Brasil com a doação de 450 toneladas de água e kits de higiene, além da divulgação de informação sobre como se proteger do coronavírus. Já a #TOGETHERBAND instalou um posto de água em Belo Horizonte e há planos para construir mais quatro em outros lugares no Brasil para fornecer acesso duradouro à água corrente e ajudar a mudar vidas no processo. Por favor, nos ajude a continuar a nossa missão.